O projecto We Belong - Exploring Europe’s Unity in Diversity foi co-financiado pelo Programa ERASMUS+ da União Europeia, Acção-chave 2 Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas, Parcerias Estratégicas para a Juventude (KA205), ao abrigo do Acordo de Subvenção nº 2019-2-FR02-KA205-016241.
O projecto Youth For Community Building foi co-financiado pelo Programa da União Europeia ERASMUS+, KA154-YOU - Youth participation activities, ao abrigo do Acordo de Subvenção: 2022-2-PT02-KA154-YOU-000091301.
Exploring Europe’s Unity in Diversity
Youth 4 Community Building
Os valores centrais que o lema da União Europeia, Unidos na Diversidade, representa são fundamentais para assegurar uma paz duradoura, coesão social e bem-estar social.
Neste projecto, que começou em 2019, tentámos criar um conjunto de recursos que tenta envolver os jovens na exploração do conceito de Unidade na Diversidade em áreas de aplicação específicas, demonstrando assim o significado, validade e aplicação prática do conceito através das estruturas e mecanismos políticos e societais da sociedade europeia.
Na sequência das recentes crises (crise económica, crise dos refugiados, Brexit, a pandemia de Covid-19 e mais recentemente a guerra na Ucrânia), os desafios com que a União Europeia se confronta, resultaram no aumento do eurocepticismo, movimentos de extrema-direita, aumento do discurso do ódio, da intolerância, da discriminação e do racismo.
Com este projecto, pretendemos introduzir uma combinação de abordagens, ferramentas e instrumentos de formação informal a fim de ajudar os jovens a compreender, orientar-se e encontrar realização numa sociedade cada vez mais diversificada e pluralista.
Desta forma, esperamos ajudar a envolver os jovens na exploração do conceito de Unidade na Diversidade em áreas de aplicação específicas, demonstrando assim o significado, validade e aplicação prática do conceito através das estruturas e mecanismos políticos e societais em que se baseia a sociedade europeia.
Os Cursos que se podem ver nesta plataforma, são o resultado de várias fases durante as quais o projecto tem estado em desenvolvimento.
A Equipa do Projecto espera que o trabalho aqui apresentado, ao qual pode aceder livremente, o apoie no trabalho com as gerações jovens e assim contribuir para uma melhor Europa e Futuro.
COORDENADOR DO PROJECTO:- VIA CHARLEMAGNE (France 🇫🇷)
PARCEIROS DO PROJECTO:
- FUNDACJA AUTOKREACJA (Poland 🇵🇱)
- XENIA (Austria 🇦🇹)
- IZMIR VALILIGI (Turkey 🇹🇷)
- REDEFINE (Portugal 🇵🇹)
- FREE YOUTH CENTER (Bulgaria 🇧🇬)
Os resultados intelectuais do Projecto "We Belong", representam a ponta de um grande Iceberg.
Desde 2019, quando o projecto foi aprovado para financiamento, que o Consórcio tem vindo a trabalhar em conjunto para alcançar resultado final que permita a todos os utilizadores interessados desenvolver competências nas áreas de trabalho abordadas pelos projecto. Estamos agora em condições de visualizar, através dos produtos intelectuais finais, o resultado deste trabalho, sob a forma de:
- Uma Plataforma E.Learning, desenvolvida em moodle, que irá apoiar a integração de todos os materiais e cursos, permitindo a sua disseminação e utilização por todos os interessados
- O Curso de Formação We.Belong para Jovens, no qual os jovens podem ter acesso a diferentes módulos disponibilizados para eles
- O Kit de Formação We.Belong para Trabalhadores e Educadores Juvenis, criado para apoiar os educadores e trabalhadores juvenis na exploração e ensino dos conteúdos desenvolvidos para os jovens.
Ambos os cursos contêm uma estrutura e distribuição de módulos semelhantes, nomeadamente:Módulo 1: Migração, Diversidade, Asilo e Inclusão
Módulo 2: Direitos e liberdades cívicas e democráticas, Representação política, Participação
Módulo 3: Educação e Formação, Emprego e Desenvolvimento de Carreira
Módulo 4: Ambiente, Poluição, Direitos dos Animais
Módulo 5: Justiça social, equidade e igualdade
Módulo 6: Tecnologia, Inovação e GlobalizaçãoCada um destes módulos inclui material teórico, exemplos e exercícios, e foi desenvolvido por uma das organizações parceiras.
- VIA CHARLEMAGNE (France 🇫🇷)
The project’s main goal is to promote empowerment, participation, active citizenship and social cohesion, with focus on disadvantaged youth and young people at risk of exclusion, as it places great emphasis on the acquisition of the positive, life affirming values democratic culture encompasses, such as respect, tolerance, cooperation and social responsibility.
We aim to introduce a combination of informal participatory and training approaches, tools and instruments in order to assist young people to strengthen their citizenship skills and reach fulfillment in an increasingly diverse and pluralistic society both on local and European levels.
To reach these objectives, we designed a methodology based on peer and participatory learning, as research shows that learners are much more likely to engage when they are encouraged to construct their own personal identity and sense of belonging.
The activities making part of the project include:
The formation of Youth Councils in the partnering countries, and cultural activities to promote community building locally.
The organization of both local and European training sessions(physical and virtual) and study visits on democracy, active citizenship in participation, locally and internationally, in order to strengthen their active citizenship competencies and assist them in learning more about other European young people facing similar challenges, as well as exchanging ideas and experiences on resolving them.
Introduce young people to e-learning and e-participation tools and digital storytelling as they are powerful instruments for both individual and group expression, participatory learning and social influence/outreach.
Increase the European awareness of young people from disadvantaged communities through leading them to engage with their peers from other countries and learn from one another. The European cooperation will allow also our organisations to exchange good practices and improve the quality of our youth work.
- REDEFINE (Portugal 🇵🇹)
- FREE YOUTH CENTER (Bulgaria 🇧🇬)
O projecto inclui as seguintes actividades:- FORMAÇÕES DE CIDADANIA ACTIVA E PARTICIPAÇÃO (níveis 1 e 2)Estas formações serão realizadas fisicamente em ambos os países parceiros (Setúbal, Portugal e Vidin, Bulgária) e serão divididas em 2 níveis de domínio:
1. Entusiastas da Democracia: Este nível de formação introduzirá os jovens nos conceitos de vida democrática, estruturas participativas, instituições democráticas, e orientá-los-á para conceptualizar, conceber e implementar a estrutura, regulamentos e modalidades de funcionamento dos seus próprios conselhos de juventude.
2. Feiticeiros da Participação Cívica: O segundo nível visa levar as suas competências mais longe e explorar a multiplicidade de formas de expressão da cidadania activa. Este nível irá explorar tópicos tais como acção social, criação de uma campanha bem sucedida, voluntariado, construção de comunidades e diálogo, chegar aos decisores e instituições democráticas, etc.
- CONSELHOS LOCAIS DE JUVENTUDE
Irá criar conselhos permanentes de juventude que representam a actividade central de aprendizagem e o resultado a longo prazo que pretendemos alcançar com a conclusão deste projecto.
O nosso objectivo é que os conselhos de juventude criados por este projecto continuem a funcionar como estruturas permanentes e duradouras após a sua conclusão.
Todas as outras actividades de aprendizagem são concebidas para apoiar este objectivo.
Os Conselhos Locais de Juventude são concebidos como órgãos participativos e democráticos para os jovens dos bairros, onde os jovens se reúnem periodicamente para discutir desafios e questões societais relevantes para eles (entre si e com os decisores locais), discutir soluções, definir objectivos comunitários, criar planos de acção, conceber actividades, campanhas, formular propostas e dirigir-se aos decisores, instituições e outros intervenientes relevantes.
Com os conselhos de juventude, introduzimos uma abordagem de aprendizagem pela prática, pois acreditamos que a melhor forma de promover a cidadania activa entre os nossos jovens é apoiá-los na criação e gestão de uma estrutura juvenil democrática e participativa.
No projecto incluímos duas sessões de reunião dos conselhos de juventude, a realizar após a conclusão de cada nível de formação (mês 8 e mês 16). Durante a primeira sessão, os jovens votarão e estabelecerão as fundações "institucionais" dos conselhos de juventude, as suas estruturas, comites, funcionamento, etc., enquanto durante a segunda, onde os decisores também se juntarão, concentrar-se-ão nas prioridades comunitárias, desafios, acção social e campanhas que levarão a cabo.
- EVENTOS DE CONSTRUÇÃO COMUNITÁRIA
Estes eventos serão organizados localmente pelos parceiros e destinam-se a aproximar os jovens através de actividades culturais. Concebemo-los como eventos comunitários de rua, onde os jovens irão cozinhar juntos, criar um programa musical e de dança.
- MOBILIDADES ENTRE PARCEIROS
Serão organizadas duas mobilidades entre os parceiros, uma para a Bulgária, e outra para Portugal, onde darão oportunidade às delegações juvenis de conhecer melhor as nossas comunidades parceiras, discutir os desafios que enfrentam, aprender umas com as outras e explorar em conjunto soluções inovadoras.
- FORMAÇÕES VIRTUAIS
O projecto inclui também duas formações virtuais conjuntas sobre os temas da E-Democracia e E-Participação, e sobre o tema da UE e Juventude.- REDEFINE (Portugal 🇵🇹)
Disciplinas disponíveis
We.Belong Training Course for Young People
- Professor: WeBelong Administrator
- Professor: Peter Beacock
- Professor: EBRU CAKMAK OZCAN
- Professor: Pierre FRUSTIER
- Professor: Kasia Kowalska
- Professor: elsa moulinié
- Professor: laurence rovelli
- Professor: Luany Silva
- Professor: Miglena Slavcheva
- Professor: Rafael Sousa
- Professor: Fatma Susam Özsayın
- Professor: moodle. test_teacher
- Professor: Christof Thöny
- Professor: Nikolay Tsolov
We.Belong training kit for youth workers and educators
- Professor: WeBelong Administrator
- Professor: EBRU CAKMAK OZCAN
- Professor: Kasia Kowalska
- Professor: elsa moulinié
- Professor: laurence rovelli
- Professor: Luany Silva
- Professor: Miglena Slavcheva
- Professor: Rafael Sousa
- Professor: Fatma Susam Özsayın
- Professor: moodle. test_teacher
- Professor: Christof Thöny
- Professor: Nikolay Tsolov